terça-feira, 21 de outubro de 2008

Coluna AJOP

A AJOP – Associação dos Jornalistas de Pindamonhangaba está organizando sua próxima reunião. Atendendo a pedidos dos associados, a próxima reunião da Ajop será nesta terça-feira, dia 21 de outubro, às 19h30, na Câmara Municipal.

O presidente da AJOP, Aércio Muassab, e o vice-presidente Marcelo Santos, entraram em acordo e a próxima reunião já foi confirmada.

Agora, esperamos que todos os associados possam estar presentes para uma reorganização dos assuntos pendentes e elaboração da pauta para as reuniões com os vereadores eleitos e com prefeito e vice eleitos, ainda a serem marcadas. Esperamos todos lá!

Pautas das reuniões

As pautas das reuniões com os vereadores eleitos e a com o prefeito e a vice-prefeita eleitos continua sendo a maior participação dos jornalistas, por meio de assessorias de imprensa, tanto nas assessorias dos vereadores quanto nos maiores departamentos e secretarias da administração municipal.

Fenaj faz campanha em defesa do diploma

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) está realizando uma campanha para fortalecer a necessidade de diploma para jornalistas. Na semana passada, matérias publicadas em alguns sites e veículos buscaram disseminar a idéia de que o fim do diploma como requisito para o exercício do Jornalismo é praticamente favas contadas. Representantes da FENAJ e da Campanha Nacional em Defesa do Diploma viram em tais iniciativas tentativas dos donos da mídia de influenciar a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal sobre o Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a constitucionalidade do requisito legal. E apontam que o caminho é fortalecer o movimento em defesa dos interesses dos jornalistas e da sociedade, como fez o Sindicato do Ceará que organizou na semana passada o lançamento do livro da campanha.

Torcida contra o diploma

Para o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, as informações disseminadas em alguns veículos de comunicação e em listas de e-mails são interpretações daqueles que “estão na torcida contra o diploma”. Para Murillo, “antecipar as posições dos ministros é exercício de futurologia”, criticou, combatendo a versão de que a maioria dos ministros do STF têm posição contrária ao diploma.

Claudismar Zupirolli, assessor jurídico da FENAJ, considera que a versão que circulou na semana passada sobre a questão é “uma marola pra ver se cria uma onda”. Segundo ele, não é verdade que os ministros do STF tenham antecipado posição sobre o centro do Recurso Extraordinário, que é o questionamento da constitucionalidade da exigência do diploma.

Colabore com nossa coluna

O Espaço Ajop é um local para troca de experiências, informações, e tudo o que acontece no jornalismo em Pinda e de uma forma geral. Por isso, estamos abertos a sugestões de todos os associados, que podem se comunicar conosco por meio do nosso e-mail: espaco.ajop@gmail.com Quem quiser participar, é só entrar em contato! Todos serão bem-vindos!

Venha para a AJOP

Para participar da Ajop, basta que o profissional seja formado em jornalismo ou esteja cursando a faculdade (a partir do 3º ano) ou ainda, que tenha o registro de jornalista profissional, do Ministério do Trabalho. Para se filiar, é preciso entrar em contato com algum associado ou, ainda, ir a uma das reuniões da entidade. Até a próxima semana!